O Portal do Geólogo
CUIDADO!!! A GEOLOGIA É ALTAMENTE CONTAGIOSA E PODE SER INCURÁVEL
voltar ao Portal do Geólogo

 

Deslizamentos que matam: veja se você  corre perigo...continuação

 por Pedro Jacobi

 

Pontos que podem atenuar o risco:

  1. A área já foi avaliada por geólogos especializados em geo-engenharia que confirmaram a inexistência de risco de deslizamento? 
  2. Existe um estudo de risco da sua área feito pela Prefeitura ou órgão competente demonstrando o baixo risco de desmoronamentos e deslizamentos?
  3. Existem obras de contenção específicas acima e abaixo de seu imóvel?
  4. Existem obras para evitar a infiltração da água nos solos acima e abaixo de seu imóvel?
  5. Existem sistemas de controle de águas superficiais?
  6. Existem árvores com raízes profundas nas proximidades que possam dar maior estabilidade ao solo?

Se as suas respostas indicarem que a área onde mora é de alto risco fale com um especialista imediatamente. Se as chuvas estiverem intensas evite permanecer no local enquanto a área não for liberada por especialistas.

Observe com atenção, informe as autoridades e salve vidas:

Nas próximas fotos iremos mostrar que é possível identificar com bastante precisão o risco de deslizamentos de uma dada região.

Veremos que o deslizamento que matou e destruiu na Ilha Grande em janeiro de 2011 poderia ser mitigado ou até evitado se medidas de contenção fossem tomadas.

Talvez o mesmo esteja acontecendo com a sua área...

 

Na foto acima vê-se o deslizamento da Ilha Grande onde existia a Pousada Sankay, mostrando a formação do lajedo exposto logo após o deslizamento (setas vermelhas).

A área era de alto risco por estar situada em encosta muito íngreme onde vários deslizamentos já haviam ocorrido no passado.

Na parte superior da foto é possível ver os lajedos expostos antigos, cobertos por vegetação rasteira, mais recente que mostram claramente a existência de antigos deslizamentos (setas laranjas).

A área era, visivelmente perigosa. Trabalhos de contenção deveriam ter sido feitos para evitar a tragédia que acabou ocorrendo.

Nesta foto é possível ver onde irão ocorrer os próximos deslizamentos (setas amarelas) que, poderão ocorrer em muito breve, já que uma boa parte do solo que sustentava a encosta não mais existe.

Veja os blocos rolados que despencaram com o deslizamento de Sankay.

Essa mesma situação é visível em muitas encostas onde houveram antigos deslizamentos e deve servir como um sinal evidente de que a área é insegura.  

Na foto da Pousada Sankay em Angra, antes do desastre, é possível ver grande quantidade de blocos rolados que possivelmente foram deslocados e transportados em deslizamentos antigos.

Este é um sinal de alerta de que antigos deslizamentos já aconteceram na área.

Não deve ser desprezado!

Muitos desses deslizamentos antigos podem ter ocorrido há décadas ou mesmo há centenas de anos.

Estes blocos atestam que a região é propícia a ter deslizamentos e, como tal, deveriam haver trabalhos de contenção de encostas que poderiam, se existissem, ter evitado esta perda de vidas e de patrimônio. 

 

Vista de satélite (Google Earth) da Ilha Grande na região da Pousada Sankay onde ocorreu o desastre . São claros os lajedos expostos resultantes de antigos deslizamentos

Na encosta acima da Pousada Sankay é visível um bom número de antigos deslizamentos que estavam confirmando o alto risco de acidentes em toda a encosta imediatamente abaixo. 

Todas estas encostas de alta declividade, abaixo desses lajedos, são de altíssimo risco de deslizamentos de terra e devem ser estudadas por especialistas imediatamente.

Não há como evitar:  trabalhos de contenção de encostas deverão ser feitos ou mais vidas irão se perder nas próximas chuvas. O risco ainda existe...é só uma questão de tempo.

Abrahão 

Foto de satélite da comunidade do Abrão na Ilha Grande, acima,  mostrando o perigo potencial de deslizamentos em áreas urbanas.

Na imagem são visíveis os antigos deslizamentos.

Trata-se de uma bomba-relógio que poderá explodir a qualquer momento. É preciso que as autoridades iniciem estudos rápidos e eficientes para evitar mais acidentes.O fato é que os sinais de perigo são bastante aparentes e, a maioria das pessoas, pode identificá-los se observarem, com cuidado, a região onde moram.

Use os pontos listados acima e avalie o seu risco.

Os deslizamentos em encostas íngremes sempre existirão, mas se agirmos corretamente poderemos evitar a morte de muitas pessoas.

Não espere mais, aja!

 

O Portal do Geólogo 

< Home 2 3 >

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003


Veja também

o fim da água



Deslizamentos Mortais 1

Deslizamentos Mortais 2

Deslizamentos Mortais 3






O Portal do Geólogo

Dê uma calcita ótica, uma gema do Portal do GeólogoOportunidade ímpar: compre essa espetacular calcita ótica do Portal do Geólogo
 
102726 |    || O Portal do Geólogo |  Editor: Pedro Jacobi