O Portal do Geólogo
03/04/2025 20:31:49

Vale prepara ofensiva para cima da Xstrata



Publicado em: 20/01/2008 14:21:00

No final da semana que se encerrou, aumentou a boataria em torno de uma possível oferta formal da Vale pela suíça Xstrata, com fontes ligadas à empresa informando que a brasileira está nos estágios finais da formação de um consórcio de bancos para financiar a transação.

Pelo apurado, a Vale já teria o "ok" de HSBC, Credit Suisse, Citigroup, Santander, BNP Paribas, Barclays e RBS, que emprestariam à empresa um valor que pode chegar a US$ 90 bilhões. Verdade ou não, na sexta-feira os papéis da Xstrata na bolsa de Londres tiveram uma valorização de 8,6% em razão dos rumores de que a oferta da Vale era iminente.

O grande impasse enfrentado pela Vale é o de manter o grau de investimento, especialmente agora que uma recessão nos EUA é esperada. Segundo analistas, o melhor é oferecer o máximo possível em papéis da Vale e o mínimo em dinheiro, procedimento que reduziria o tamanho da dívida necessária para fazer a aquisição, mantendo, assim, o grau de investimento - condição imprescindível para que os bancos emprestem o dinheiro necessário para adquirir a Xstrata.

Sobre o controle acionário, uma vez que a mineradora brasileira tem ações ordinárias e preferenciais, a intenção é oferecer majoritariamente as últimas, sem direito a voto. Em negociações que acontecem há semanas em Londres, a Vale tenta convencer os donos da Glencore, maior acionista da Xstrata (detém 35% do capital), a aceitar um pacote de ações preferenciais como pagamento. Informações da "Exame" dão conta de que essa possibilidade aumentou nos últimos dias.

Uma compra da Xstrata pela Vale faria da brasileira uma empresa de US$ 220 bilhões em valor de mercado, ganhando consideravelmente ativos de carvão, cobre e zinco, diversificando ainda mais seu portfólio - o que vem sendo feito paulatinamente desde a aquisição da Inco, em outubro de 2006. Não se descarta, todavia, que os executivos da Vale desistam de fazer a proposta, dado o risco da operação - quatro vezes maior que a aquisição da canadense Inco. Mas até o final do mês, a movimentação continuará. E que não se duvide de nada...


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo


12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


mercados ferrosos metaisbase minex    644

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Bahia: mina da Mirabela pode ter mais de 500 mil toneladas de níquel 24/1

Vale estuda abrir projeto de cobre entre Chile e Argentina 29/11

Agora é Vale: CVRD apresenta nova marca no Rio 29/11

Rio Tinto anuncia plano, fundo chinês nega interesse na empresa 26/11

CVRD acredita em longa negociação sobre preços do minério 26/11

Thompson: projeto de níquel da CVRD Inco será expandido 24/11

Terceira do mundo em zinco, Votorantim Metais continua expansão 23/11

CVRD de olho na Rio Tinto? 22/11

Presidente Lula quer reação da siderurgia brasileira 20/11

CVRD em reta final sobre siderúrgica no Ceará 17/11

CSN espera reajuste de 50 pct no minério de ferro 17/11

Grupo terrorista MST volta a invadir Estrada de Ferro Carajás, da CVRD 11/7

CVRD preocupada com preços do frete do minério 11/2

Editorial 1: Yes, nós somos culpados 30/10


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi