O Portal do Geólogo
18/04/2025 15:30:42

Tapajós brilha aos olhos dos mineradores



Publicado em: 12/10/2003 16:56:07

Graças a feliz combinação de um preço elevado do ouro (próximo a barreira dos US$700/onça) e de uma geologia incrivelmente favorável a Província Aurífera do Tapajós, no Pará, esta em alta.

Geólogos de todos os cantos se embrenham nas matas em busca do metal.

O Tapajós já produziu quantidades significativas de ouro que o colocam em uma das regiões mais produtivas do país. No entanto após a década de 90, quando os geólogos da Rio Tinto dominaram a região e descobriram um grande número de depósitos auríferos (S. Jorge, Palito, Ouro Roxo, V3, V7,V6...) muito pouco aconteceu.

Nos últimos dez anos as empresas que atuam no Tapajós pouco fizeram e pouco criaram. A maioria ainda está percorrendo os mesmos caminhos feitos pela equipe bem sucedida da Rio Tinto. Somente uma mina, a do Palito, foi efetivamente implementada.

O descompasso técnico é grande e até hoje a maioria dos geólogos que trabalham na área ainda debate se existe ou não uma clássica mineralização epitermal na região, coisa que para alguns geólogos de exploração (veja detalhes) já é passado. A situação deverá ser solucionada com a iniciativa da Adimb em promover um curso a ser ministrado por Professor da USP que irá discorrer sobre o assunto e deverá esclarecer um pouco mais sobre a geologia da região...para muitos.

O fato permanece: uma das melhores áreas geológicas do Brasil, de vasto potencial econômico, está, ainda, em total subdesenvolvimento. O Governo pouco investe, os ambientalistas restringem, os municípios estão quebrados e a região continua abandonada.

No curto espaço de tempo a única solução para o Tapajós é a mineração organizada e profissional. Sem ela veremos, apenas, os escombros da lavra predatória e ineficiente que os seus cidadãos foram condenados a fazer por não receberem a atenção e recursos que uma sociedade civilizada teria a obrigação de fazer...

Nós do Portal do Geólogo continuamos a alertar sobre o assunto: uma região como esta não pode ser condenada ao esquecimento e ao sucateamento técnico e social. Cabe ao Governo legislar inteligentemente permitindo o crescimento e desenvolvimento do Tapajós. E cabe aos geólogos mostrar as soluções e descobrir as jazidas que irão financiar este desenvolvimento.


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo


12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


minex preciosos geojr geoareas    3141

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Grupo Majestic expande no Brasil 16/11

Tapajós: Lara fecha negócio 28/4

Tapajós brilha aos olhos dos mineradores 17/4

Brazauro divulga estimativa de jazidas em Tocantinzinho 11/12

Verena completa mais de 5.000m de sondagem em Volta Grande e compra o depósito da CPRM 2/11

Verena negocia ações com Kinross e mercado reage 27/9

Entrevista exclusiva de Paulo Camillo Penna, Presidente do Ibram 27/7

Editorial - A Mineração e o Meio Ambiente: a quem interessa o nosso subdesenvolvimento? 21/7

Tapajós: Serabi divulga crescimento de produção da mina de Palito 20/7

Brazauro completa sondagem no Tocantinzinho 18/7

Outra junior australiana no Tapajós 5/4

Criação de unidades de conservação ambiental põe em xeque mineração no Pará 20/2

Brazauro voa Tocantinzinho e Mamoal 24/10

Tapajós sitiado 23/7


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi