O Portal do Geólogo
11/04/2025 19:30:56

S. Jorge: Brazmin inicia sondagens



Publicado em: 30/06/2005 13:47:00

Após um período de negociações conturbadas a Brazmin finalizou um contrato de opção com a Mineração Tapajós que visa a aquisição do depósito de ouro do São Jorge.
Este depósito foi descoberto e detalhado pela Rio Tinto na década de 90. Nesta época a mineradora investiu vários milhões de dólares em mapeamento, sondagens (mais de 28 furos a diamante), geofísica e geoquímica. Um grande projeto que resultou na descoberta de um depósito de, pelo menos, 1,7 milhões de onças (até 200m de profundidade).
A mega-mineradora, como de praxe, abandonou a área alegando que o depósito era pequeno demais para ser considerado (>700 milhões de dólares in situ...). Esta decisão atrasou a prospecção no Tapajós vários anos, desestimulando um grande número de investidores que passaram a desacreditar no potencial da região. Um erro crasso que a história recente irá mostrar.
Isso, no entanto não desanimou empresas como a Min. Tapajós e, recentemente, a Brazmin que vislumbram a possibilidade de, através de trabalhos adicionais, aumentar consideravelmente as reservas do S. Jorge que poderá, inclusive, superar 3 milhões de onças de ouro vindo a ser um dos grandes depósitos brasileiros.
No entanto nem tudo são flores e alegrias. O depósito é constituído por um stockwork mineralizado (quartzo-pirita-calcopirita-clorita-min de alteração) que afeta um granito de elevado work index. Esta lavra poderá ter um custo proibitivo no processo de moagem e liberação do ouro que no S. Jorge tem teores relativamente baixos girando em torno de 1g/t.
Mesmo se confirmadas as grandes reservas a Brazmin deverá demonstrar, na prática, uma capacitação técnica muito elevada para lavrar economicamente um minério com essas características.
A região está se tornando em um dos pontos focais dos mineradores. Recentemente a Serabi Mineração, dona da mina do Palito, também descoberta e abandonada pela Rio Tinto, poucos quilômetros a NW de S. Jorge abriu o capital em Londres capitalizando-se de forma expressiva (veja mais). Da mesma forma a Octa - Majestic iniciou um extenso programa de exploração mineral na região e nos seus mais de 100.000ha de áreas de alta qualidade em busca de novos depósitos minerais. Por outro lado a junior Brazauro, cujo depósito Tocantinzinho localiza-se também na mesma Região promete ser uma das mineradoras de ouro a emplacar ... Tempos interessantes no Tapajós, que aos poucos volta a sua posição de destaque na exploração mineral brasileira.
Enquanto isso o Portal do Geólogo continua de olho na região esperando que estes depósitos sejam viabilizados e que as empresas mineradoras que lá atuam colham os frutos dos seus investimentos .


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo


12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


minex preciosos mercados geojr    3134

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Grupo Majestic expande no Brasil 16/11

Tapajós: Lara fecha negócio 28/4

Tapajós brilha aos olhos dos mineradores 17/4

Brazauro divulga estimativa de jazidas em Tocantinzinho 11/12

Verena completa mais de 5.000m de sondagem em Volta Grande e compra o depósito da CPRM 2/11

Verena negocia ações com Kinross e mercado reage 27/9

Entrevista exclusiva de Paulo Camillo Penna, Presidente do Ibram 27/7

Editorial - A Mineração e o Meio Ambiente: a quem interessa o nosso subdesenvolvimento? 21/7

Tapajós: Serabi divulga crescimento de produção da mina de Palito 20/7

Brazauro completa sondagem no Tocantinzinho 18/7

Outra junior australiana no Tapajós 5/4

Criação de unidades de conservação ambiental põe em xeque mineração no Pará 20/2

Brazauro voa Tocantinzinho e Mamoal 24/10

Tapajós sitiado 23/7


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi