O Portal do Geólogo
11/04/2025 07:59:24

Polêmica à vista: corrida do ouro em Apuí (AM) traz o garimpo à região



Publicado em: 13/01/2007 16:12:00

Uma notícia atraiu nesta semana a atenção da mídia para Apuí, uma pequena cidade no Amazonas: diversos periódicos, inclusive do exterior, relatam uma "febre do ouro" na região, nos moldes de Serra Pelada, vinte e cinco anos atrás. Desde o começo de 2007, três mil pessoas já chegaram a Apuí, atraídas por traços de ouro encontrados às margens do rio Juma, distante 80 quilômetros da cidade. Outras três mil haviam chegado no final de 2006, aumentando a população da cidade em 30%.

A exploração se dá pela forma mais arcaica e predatória possível: o nada bom e velho garimpo. Preocupadas, as autoridades já começam a se mexer: uma portaria baixada pelo Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM) proibiu novas autorizações de estudos de viabilidade e de direito de exploração da área. Fruto de uma reunião entre a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do governador do Amazonas, Eduardo Braga, ela não impede que os garimpeiros continuem a exploração das cinco grotas abertas em uma área de 30 hectares, próxima à margem esquerda do rio Juma, mas inibe a chegada de mais pessoas ao local.

De quebra, o governo federal enviou para a região uma comissão formada por representantes do Exército, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Ibama, da Polícia Federal, do governo do Amazonas e da Caixa Econômica Federal (!!!). O objetivo da comissão é estudar a viabilidade de exploração da reserva e impedir conflitos nas terras, que não distam muito de áreas onde se estabelecem grupos indígenas.

Para nós, do Portal do Geólogo, é apenas uma questão de tempo até que o caos se instaure na região: o garimpo está tomado por trabalhadores rurais, pastores evangélicos, beneficiados da esmola do Bolsa Família e, pasmem, até mesmo vereadores do município de Apuí. A princípio, o garimpo do ouro era tratado com sigilo absoluto na cidade, até que famílias de garimpeiros passaram a comprar eletrodomésticos no último Natal, e com isso a história veio à tona. Já surgiram casos de malária e diarréia no hospital local, além de terem sido registrados acidentes com troncos de madeira. Com a degradação do meio ambiente, a polêmica da mineração em terras indígenas e a falta de capacitação dos garimpeiros, muitos deles sem a menor intimidade com o assunto, vem aí uma encrenca de grandes proporções, em mais uma triste história a ser contada.


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo


12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


preciosos minex polemicos geoambiente    2078

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Justiça impede garimpo gigante no sul do Amazonas 17/1

Página do USGS registra terremoto de 4,8 graus no Amazonas 1/12

Terremoto em Martinica é sentido no norte brasileiro 29/11

Polícia Federal prende 22 em operação contra garimpo ilegal em Rondônia 31/10

Decisão judicial pode emperrar projeto da Alcoa 17/10

Petrobras quer intensificar exploração de gás na Amazônia 9/4

Pará receberá US$ 8,9 bilhões em investimentos de mineração até 2009 14/8

Fim de semana agitado: terremotos abalam várias partes do mundo 23/7

Terremoto de 6,1 graus na fronteira entre Acre e Amazonas 23/7

Amazonas supera o Nilo como rio mais longo 5/6

Corrida do ouro: mais de mil garimpeiros já deixaram Apuí 15/2

Dia 16: prazo para a legalização do garimpo do Juma 2/2

Corrida do ouro já atraiu 10 mil para o Amazonas 23/1

Paranapanema dobrará produção de estanho em 2007 21/11


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi