O Portal do Geólogo
18/04/2025 15:33:04

Nova tecnologia poderá limitar restrições ao asbestos



Publicado em: 23/08/2003 17:01:13

O grupo de minerais de asbestos, também conhecido como amianto, foi utilizado nas ultimas quatro décadas como material isolante térmico com aplicativos em telhas, caixa d’água e componentes de freios automotivos. Na ultima década, com a comprovação da ligação do asbestos à doenças cancerígenas respiratórias, os países desenvolvidos baniram a lavra, processamento e comercialização de minerais de asbestos. No Brasil a proibição da lavra e comercialização deste grupo de minerais está ainda em tramitação legal e poderá a partir de janeiro de 2005 afetar uma única mina, de propriedade da Sama, no município de Minaçú, Goiás. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista de Araraquara desenvolveram tecnologia que poderá minimizar as restrições de asbestos, podendo inclusive consolidar o Brasil como terceiro maior produtor atrás da Rússia e da China. A novidade é a substância Coacervato, formada a partir de um polímero inorgânico de polifosfato de sódio e cloreto de cálcio. O material é um gel que quando espalhado sobre a superfície do amianto, envolve e imobiliza suas fibras, de forma que elas não ficam em suspensão no ar durante a manipulação. A utilização prática do gel é minimizar a suspensão das fibras durante a lavra através de aplicação com brochas e spray diretamente sobre o minério. O efeito, entretanto, é temporário, pois após o gel secar, as partículas voltam a se dispersar. A segunda fase do projeto de pesquisa é a aplicação do material através de tratamento térmico a 300 graus Celsius, que resultou em uma patente, financiada pela Fapesp e depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O método consiste no tratamento de fibras de asbestos com solução de polifosfato de sódio em diferentes temperaturas, de forma inovadora as usadas no exterior que exigem temperaturas acima de 1800 graus. A adoção do processo completo desenvolvido no Brasil pode resultar em novas matérias para construção civil que preservam as características originais do asbestos. Estas matérias são vitrocerâmicas de elevada estabilidade térmica e mecânica com as fibras originais destruídas. Esta tecnologia poderá também ser expandida em aplicativos para tratamento de fibras de vidro. Para maiores informações contatar Prof Younes Messaddeq – IQ - Unesp.


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo


12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


geoambiente    3140

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Zimbabue: a produção mineral em declínio 8/9

New technology may raise restrictions to asbestos 24/8

170 Bilhões de dólares para vítimas de asbesto 25/6


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi