O Portal do Geólogo
11/04/2025 19:28:05

Como o Coltan afeta o Brasil



Publicado em: 07/09/2003 15:05:24

Um estudo recente das Nações Unidas mostra que o mineral coltan, um componente fundamental nos laptops, telefones celulares, indústria aeronáutica, e nos circuitos integrados é um dos principais responsáveis pela morte de milhões de pessoas no Congo.
Graças ao coltan, que é um mineral da série columbita-tantalita, o conflito africano é financiado. Os rebeldes também lutam por outras riquezas como os diamantes, ouro, cobre a a madeira. No entanto é o coltan que está sendo apontado como o grande culpado e o responsável pelo embargo europeu denominado de " tântalo sangrento".
O maior produtor de tântalo é a Austrália, que exporta praticamente 80% do consumo mundial. O Brasil que detém as maiores reservas mundiais de nióbio (clique em aqui para mais), parte integrante do coltan, também produz, de forma artesanal, a columbita-tantalita em garimpos da Amazônia, Minas e do Nordeste. O "coltan" brasileiro contém, muitas vezes, elevados teores de U e Th o que acaba por torná-lo um produto proibido para a exportação. No entanto é possível que estas proibições não estejam sendo consideradas dado ao elevado valor do minério que pode ser facilmente contrabandeado por pequenas aeronaves na amazônia.
O Congo produz menos de 10% da columbita-tantalita do mundo. No entanto o estudo das Nações Unidas afirma que o exército de Ruanda conseguiu o equivalente a US$250M em 18 meses somente pela venda do coltan.
por Pedro Jacobi - 7/9/2003


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo


12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


ferrosos preciosos    3134

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi