O Portal do Geólogo
11/04/2025 19:27:03

Anglo faz compra de 15 anos para garantir abastecimento -10/7



Publicado em: 11/07/2003 16:14:15

Valor econômico Energia Anglo faz compra de 15 anos para garantir abastecimento Christiane Martinez, De São Paulo Em meio a indecisões sobre o novo modelo para o setor elétrico, a Anglo American - segunda maior mineradora do mundo - decidiu tornar-se consumidora livre de energia no Brasil. Pela primeira vez, a companhia de origem sul-africana vai fazer oferta pública para comprar 44 megawatt (MW) de energia elétrica. O insumo será usado em suas unidades de Goiás. Por meio da "trader" de energia Comerc, a mineradora convocou empresas (estatais e privadas) que quiserem ofertar os 44 MW, por no mínimo 15 anos e no máximo 20 anos, em leilão marcado para o dia 23 de julho. Vencerá o leilão quem oferecer o menor preço, diz Marcelo Parodi, sócio da Comerc. Terça-feira, a Comerc fez leilão semelhante para Klabin, Klabin Kimberly e Dixie Toga num total de 27,5 MW. Discreta, a Anglo American não quer falar sobre o assunto por enquanto. Fonte do grupo assegura, porém, que a mineradora quer garantir o suprimento de energia para não ficar à mercê das oscilações do mercado ou correr riscos de um novo apagão. Pelo que se sabe, durante o racionamento, em 2001, a companhia teve que reduzir substancialmente a produção da Codemin - uma das maiores produtoras de níquel do país. A energia é um insumo fundamental para a produção de níquel e de nióbio. Além da Codemin, a Anglo tem, também no estado de Goiás, a Catalão, produtora de nióbio e a Coperbrás, de fertilizantes. . Além de garantir o abastecimento no longo prazo, a companhia também busca, com essa estratégia, reduzir custos de produção. Ainda não está decidido se a compra dos 44 MW será destinada para única unidade em Goiás ou se será distribuído por demais plantas do grupo. Em São Paulo, por exemplo, tem a unidade de Cubatão, e em Minas Gerais a de Morro Velho (ouro). As geradoras interessadas em participar do leilão não precisam depositar garantiras, mas têm até o dia 21 de julho para assinar o termo de adesão com a Comerc. Isto pode ser feito pelo site da empresa. O leilão - que vai ser eletrônico - será realizado por meio da Webb Serviços de eBusiness. Como é um leilão reverso, o preço máximo será divulgado "on line" uma hora antes de começar a negociação. O resultado sai no dia 25 de agosto


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo


12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


energia    3134

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Bradespar autoriza Vale a negociar compra da Xstrata 29/1

África do Sul espera retomar produção mineral nesta semana 29/1

BHP Billiton bate recorde de produção de ferro 23/1

MMX negocia com Vale sobre ramal ferroviário desativado 23/1

Sumitomo: mais uma aliança da MMX? 18/1

Anglo American comprando parte da MMX? 16/1

Governo argentino cria imposto de exportação para mineradoras 1/9

Rio Tinto compra três cargueiros para transportar minério de ferro 1/7

Anglo American anuncia descoberta de níquel no sul do Pará 1/6

Rio Tinto reitera rejeição a fusão com BHP 27/12

WSJ: Nova rodada de consolidação cria megamineradoras 23/12

MMX quer vender parte de ativos em Corumbá 12/12

Jornais ingleses citam interesse da Vale na Xstrata 12/8

J. Mendes: a mina que vem sendo disputada a tapa pelo mercado 12/7


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi