![]() |
![]() Agricultura sustentável na AmazôniaPublicado em: 28/04/2003 10:38:46 ![]() Muito mais que um modismo, desenvolvimento sustentável é um concreto anseio da humanidade no dia de hoje. Objetiva-se com isso, em qualquer empreendimento, conciliar eficiência econômica, justiça social e equilíbrio ambiental na busca de melhores condições de vida para o homem.
Nesse contexto, os rumos de uma agricultura sustentável tem sido uma constante preocupação dos órgãos públicos, entidades da sociedade civil e setores produtivos especialmente na Amazônia, onde ainda é muito efetiva a tradição de roçar-queimar-plantar-abandonar. Romper esse ciclo vicioso requer conhecimento, orientação, domínio e aplicação de tecnologia adequada por parte da comunidade agrícola. Para tanto, o uso de insumos minerais desempenha significativo papel.
Este INFORME DE RECURSOS MINERAIS apresenta uma apreciação genérica sobre os insumos minerais usados na agricultura, seja como matéria-prima para a indústria de fertilizantes, seja como aditivos de solo, em termos de sua geologia e da potencialidade da ocorrência de jazimentos nos estados do Pará e Amapá. Esse potencial é apresentado, também, sob a forma de mapa, numa abordagem sintética sobre potássio, rochas fosfáticas, enxofre, calcário/magnésio, gipsita e turfa, além de material para produção de farinha de rocha. Ênfase especial é dada aos aspectos relativos a calagem de solos, e à privilegiada situação do Estado do Pará quanto à distribuição geográfica dos pólos potencialmente produtores de calcário agrícola.
Adicionalmente, são tecidas algumas considerações sobre a função dos insumos minerais no contexto de uma tecnologia agrícola adequada e uma abordagem resumida sobre o padrão tecnológico da agricultura regional.
Surpreendente, na execução deste trabalho, foi constatar o elevado grau de desinformação existente, entre profissionais das geociências - incluindo geólogos e agrônomos - sobre o papel dos insumos minerais na agricultura e suas especificações. Entre outros, o mais freqüente equívoco é considerar que calcário agrícola tem de ser, necessariamente, magnesiano ou dolomítico.
Na interação com o setor agrícola, a Geologia pode contribuir de forma diversificada, especialmente facilitando a oferta das fontes tradicionais de matéria-prima para fertilizantes e aditivos de solo, bem como indicando fontes alternativas desses insumos. Autor: Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo
|
|
palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo Editor: Geólogo Pedro Jacobi |