O Portal do Geólogo
14/11/2024 23:20:42

Mais um novo super-ciclo de commodities?



Publicado em: 25/08/2009 12:06:00

 por Pedro Jacobi

 

Com o previsível término da crise mundial os motores da economia reaquecem e, com eles, uma nova procura reacende o fogo das commodities.

Esse efeito renovador está criando os fundamentos de um novo super-ciclo de commodities, conforme havíamos previsto em Janeiro de 2009 (veja). A demanda por metais básicos, ferro, petróleo e carvão indicam o que as bolsas já anteciparam e os números recentes da economia confirmam: uma nova fase de crescimento.

É claro que vários analistas econômicos ainda estão em cima do muro predizendo catástrofes e quedas. Esta visão amedrontada da economia é a visão embaçada de quem se queimou profundamente na última crise. Coitados daqueles que ainda acreditam nestas idéias catastrofistas. Esses irão, mais uma vez, perder o degrau e o salto quântico dos seus investimentos.

As bolsas não esperam. Elas simplesmente intuem, precificam e sobem ou despencam...bem antes dos fatos.  No Brasil a Bovespa tem alta, no ano, acima de 50%. Isso deve dizer alguma coisa... Nos USA os índices de confiança sobem acima do previsto.
É claro que a inversão já ocorreu.

Alguns bancos como o Credit Suisse já prevêem um crescimento duradouro que poderá superar 15 anos. Acreditamos que o novo ciclo deverá ser mais autosustentável pois a consciência mundial mudou e novos dispositivos anti-bolha estão sendo implementados. No entanto o Homem é mestre em burlar o status quo e, com certeza, novas bolhas irão eclodir e novas crises virão. A previsão do Credit Suisse de um ciclo de 15 anos é, com certeza, muito otimista e pouco embasada. Afinal eles não conseguiram prever a crise há dois anos atrás. No entanto esse forecast demonstra que o otimismo permeia os bancos, naturalmente conservadores.

De qualquer forma o fim da crise é perceptível pela demanda de metais básicos, ferro e carvão.  Nos gráficos abaixo fica patente a reversão das curvas de preço que sobem, quase que irreversivelmente, desde o início de 2009.

POrtanto, minerador, é hora de rever a tua estratégia e implementar um plano compatível.
Por trás deste fenômeno está, mais uma vez, a China que aproveitou os baixos preços das commodities para efetuar grandes compras, repondo os estoques e se preparando para maximizar os lucros. A China não só pensa na exportação de produtos como, também, no crescimento de seu mercado interno. Trata-se de uma política saudável e inteligente que iniciou décadas atrás com maciços investimentos na infraestrutura, coisa que nós Brasileiros não fizemos.

Enquanto isso eles exportam maciçamente e nós claudicamos com as estradas esburacadas e os nossos pequenos portos congestionados e poucas ferrovias...


 

Gráficos de metais básicos

   
COBRE NÍQUEL
COBRE 5 ANOS  NÍQUEL 5 ANOS 
   
ALUMÍNIO  CHUMBO 
   
ALUMÍNIO 5 ANOS CHUMBO 5 ANOS
ZINCO   
   
ZINCO 5 ANOS  
 

 


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

 
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


ferrosos mercados metaisbase minex    274

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

2009 o ano da recuperação: que venha o 2010! 1/1

Copper prices reach 16-month high 2/1

ArcelorMittal to buy more iron ore mines in 2010? 5/1

Indonesia to produce more coal, ferronickel and bauxite 6/1

Chinese iron ore imports rise again, higher prices seem unavoidable 11/1

Rio Tinto iron ore output grows 49% in the last quarter 15/1

Xstrata believes in new mining boom 8/2

ArcelorMittal to have stronger presence in South Africa 25/2

After earthquake, major copper mines restart activities in Chile 1/3

Oil prices rise to highest mark in eight weeks 8/3

Macarthur Coal rejects second bid in a week, may receive offer from Xstrata 9/4

Major miners to have less profits, market share? 16/4

Glencore to merge with Xstrata? 3/5

Iraq to bid three gas fields in September 10/5


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi