O Portal do Geólogo
15/11/2024 15:59:11

Governo pressiona, e Petrobras desiste de vender área de potássio



Publicado em: 22/08/2008 17:43:00

Ingerências políticas são um mal que deveria ser de todas as empresas, e pela raiz: especialmente das estatais. É o que se pensa diante de notícias como a de que a Petrobras recuou na venda de parte de uma mina de silvinita (minério que contem potássio) para a canadense Falcon. Localizada em Nova Olinda do Norte, no Amazonas, a jazida seria vendida por US$ 150 milhões. O pedido veio da própria ministra, no início do mês, embora fontes digam que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva também interveio.

Ele teria orientado a Petrobrás a pagar a multa contratual, o que a desobrigaria de concluir a transação. A Petrobras confirmou o cancelamento. "Em relação aos direitos minerários das reservas de silvinita, localizadas no Estado do Amazonas, detidos pela Petrobras, a companhia assinou documento onde se comprometia a vendê-los a uma empresa canadense, atendidas condições preestabelecidas. No entanto, a alta administração da Petrobras, por razões estratégicas, decidiu não prosseguir com a venda, decisão esta já comunicada à referida empresa", disse em comunicado, sem comentar a ingerência e a pressão do Executivo.

O caso ilustra os conflitos de interesses entre a Petrobras e o governo, já que a estatal não tem interesse em explorar potássio – e abre questionamentos sobre os conflitos entre as duas partes na questão do pré-sal, por exemplo. Neste caso, a preocupação do governo é a de que a mina de potássio na mão dos canadenses virasse um empecilho aos planos de estabelecer novas regras para a mineração no País. A idéia é modificar o Código de Mineração para evitar que empresas obtenham concessões e fiquem "sentadas" em cima delas – como, ressalte-se, a própria Petrobras fazia com Nova Olinda do Norte, onde há mais de uma década detinha a concessão e nunca a explorou.

Uma pena que, sem ter qualquer projeto para a área, o governo faça com que a Petrobras permaneça sentada sobre uma área tão importante. A idéia de privatização da empresa, defendida pelo seu Portal do Geólogo, certamente evitaria que, em uma área onde o país tem déficit de produção, um projeto desta magnitude fosse protelado e abandonado por conta de interesses políticos.


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

 
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


vocesabia minex polemicos    461

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

2009 o ano da recuperação: que venha o 2010! 1/1

Voisey's Bay: após 5 meses de greve Vale deverá adotar alternativa mais drástica 5/1

Vale quer produzir um milhão de toneladas de cobre em 2015 6/1

Vidas Soterradas 8/1

Governo brasileiro quer aumento de royalties e participação na produção de mineradoras 11/1

Bunge vendendo ativos brasileiros de fertilizantes para a Vale? 19/1

Terremoto atinge fronteira do Brasil com o Peru 26/1

Vale compra ativos de fertilizantes da Bunge no Brasil 30/1

Setor mineral brasileiro receberá US$ 54 bilhões em cinco anos 3/2

BP quer entrar no mercado brasileiro 8/2

Brasil pode incentivar indústria de fertilizantes e sobretaxar exportações de ferro 9/2

Alumina Ltd prevê alta de 10% na demanda por alumínio em 2010 10/2

Processamento de níquel em planta da Vale está atrasado 13/2

Yamana produz mais ouro e cobre, e menos prata 18/2


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi