O Portal do Geólogo
23/11/2024 14:43:59

Existência de água líquida em Marte divide cientistas



Publicado em: 18/09/2008 10:00:00

Reportagem da edição de hoje da "Folha de São Paulo" indica que cientistas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) estão divididos quanto à possível existência de água líquida em Marte, com duas correntes de discussão se formando dentro do órgão. Um dos grupos de cientistas, encabeçado pelo brasileiro Nilton Rennó, tem certeza de que há água líquida no planeta vermelho, atualmente alvo de análises da sonda Phoenix. Outro grupo, liderado pelo pesquisador Aaron Zent, reconhece apenas a existência de sinais de "água descongelada" no solo marciano, mas em quantidades insignificantes e em estados que não o líquido como o conhecemos – fala-se em algo próximo a um gel.

A superfície de Marte tem temperatura média de -53ºC, um obstáculo à presença de água líquida. Na semana passada, Zent disse ao jornal "The New York Times" que a Phoenix não estava vendo "absolutamente nada" de água. Agora, ele afirma que a umidade existente na atmosfera de Marte durante o dia praticamente desaparece à noite. Portanto, as moléculas devem ir para o solo, onde ficariam nesse estado de gel.

Os dois pesquisadores usam métodos diferentes na busca por água. Zent faz uso principalmente de instrumentos que medem a condutividade elétrica do solo, para analisar a presença de sais e a umidade. Já Rennó utilizou imagens e medidas de termodinâmica. Algumas das imagens da Phoenix mostram possíveis gotículas, de tamanho diminuto, em uma das pernas da sonda. Uma das explicações possíveis seria a de que as gotículas são resultado do gelo ter virado gás (por sublimação) no solo e, posteriormente, ali solidificou-se. Porém, uma vez que a perna da sonda está mais quente que o ambiente marciano, a hipótese não teria fundamento; neste ponto, Nilton Rennó defende que as gotículas, em vez de gelo, são de uma água bastante salgada, o que faria com que sua temperatura de congelamento diminuisse.

Apesar de a temperatura no solo marciano ser bastante baixa, por aqui, as duas equipes travam um acalorado debate, com acusações de politicagem e desdém das descobertas do lado oposto. E que só deve acabar quando a Phoenix, bem longe do palco das discussões, trouxer mais resultados conclusivos.


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

 
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


agua geologia polemicos marte    324

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Chilean earthquake changed the planet's rotation, shortened the length of days 3/3

Terremoto chileno mudou a rotação do planeta e encurtou a duração dos dias 3/3

Protesto contra mineração de carvão em montanhas dos EUA termina com prisão de Daryl Hannah 24/6

Daryl Hannah arrested while protesting against mountaintop coal mining in the U.S. 24/6

Os meteoritos e a extinção da humanidade: fato ou ficção? 5/2

Depois de achar gelo em Marte, sonda Phoenix não consegue encontrar água 15/9

Sonda Phoenix encontra e "prova" água em Marte 8/1

Amostra de areia comprova: existia água na Lua 7/10

Nasa encontra gelo em Marte 22/6

Nasa divulga imagens de avalanches em Marte 3/4

Novo mapa lunar mantém dúvida sobre presença de água 28/2

Lua de Saturno tem mais petróleo do que toda a Terra, diz NASA 14/2




O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi