O Portal do Geólogo
23/11/2024 20:17:10

Em novo estudo, geólogo brasileiro calcula a data do surgimento do rio Amazonas



Publicado em: 07/04/2009 18:39:00

Um estudo publicado nesta semana, conduzido por um grupo de cientistas liderado pelo geólogo Jorge Figueiredo, revelou que o rio Amazonas, o maior rio do mundo em volume de água, nasceu há 11,8 milhões de anos. A pesquisa mostra, ainda, vários fatos interessantes sobre a "adolescência" e a "idade adulta" do rio, como o fato de que a região oriental do Amazonas teve um rio menor durante o período do Médio Mioceno, enquanto a porção ocidental, onde atualmente se localizam o Peru, a Colômbia e os estados brasileiros do Acre e do Amazonas, era uma área encharcada, semelhante a um pântano.

Mas as coisas começaram há mudar 11,8 milhões de anos atrás, dizem os geólogos, em parte por conta do aumento do manto de gelo na Antártida, parte por causa da elevação da cordilheira dos Andes. Ambos os processos acabaram há aproximadamente 11,3 milhões de anos, e conectaram os pântanos do oeste ao pequeno rio a leste: nascia o Amazonas. Durante sua infância, que acabou há 6,8 milhões de anos, muitos lagos rodeavam o rio, que tinha um curso sinuoso e acabava, com isso, depositando sedimentos no continente.

O final deste período foi marcado pelo aumento na quantidade de sedimentos, trazidos por um crescimento ainda maior dos Andes; as partículas começaram a obliterar os lagos, o que levou o rio à sua fase adulta. As novidades do estudo residem, em boa parte, na datação dos estágios da evolução do Amazonas; ademais, a pesquisa é outro passo na direção contrária da teoria segundo a qual o Amazonas nasceu há 5 milhões de anos e fluía a partir do Atlântico e em direção ao que no futuro seria a cordilheira dos Andes.

Cá no Portal do Geólogo, gostaríamos de nos juntar ao senador Arthur Virgílio, que saudou o estudo na última quinta-feira em pronunciamento na tribuna do Senado Federal, e parabenizar o geólogo Jorge Figueiredo e sua equipe pela pesquisa, um grande passo nos estudos da geologia brasileira.


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

 
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


vocesabia descobertas geologia agua    330

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Brazil Potash begins drilling second target 9/2

Brazil Potash começa a perfurar segundo alvo 9/2

Brazil Gold buys huge property to develop several minerals 21/5

Brazil Gold adquire grande propriedade recheada de minerais 21/5

Petrobras demora e Vale reclama 7/8

Petrobras to leave Ecuador? 23/11

Petrobras saindo do Equador? 23/11

Petrobras finds light oil at Amazon well test 30/11

Petrobras encontra óleo leve em poço de teste no Amazonas 30/11

Stephanes: Brasil pode se tornar exportador de fertilizantes 7/8

In a new study, Brazilian geologist dates the origin of the Amazon river 7/4

Perenco vai investir mais de US$ 2 bi no Peru 27/4

Manifestantes bloqueiam acesso a planta da Alcoa no Pará 2/3

Paranapanema vende Taboca e participação na Mamoré 22/9


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi