O artigo publicado no Portal do Geólogo sobre uma avaliação de risco de deslizamentos (veja na íntegra) teve uma grande repercussão na comunidade e acabou gerando, inclusive, uma resposta entre as autoridades.
A mais importante contribuição parece vir do projeto conjunto (INPE e IPT) de monitoramento de risco de deslizamentos na região metropolitana de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife e Salvador além de Campos do Jordão, Petrópolis e áreas da Serra do Mar.
Os dois órgãos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estarão investindo o equivalente a dois milhões de dólares para avaliar os riscos de deslizamentos nestas regiões usando modelos geológicos e metereológicos. Espera-se que seja possível a criação de um alarme que seja acionado antes que o desmoronamento ocorra.
Trata-se de um projeto interessante que irá contribuir para a solução dos problemas de deslizamentos que afetam essas regiões.
Além disso é fundamental que seja feito um mapeamento das áreas de risco, em detalhe, e que medidas sejam imediatamente tomadas nos locais onde existe o risco iminente de perdas de vidas humanas.