O Portal do Geólogo
24/11/2024 23:37:48

Conheça a Lonsdaleita, um mineral mais duro que o diamante



Publicado em: 06/05/2013 16:47:00

Descrita pela primeira vez por Kathleen Lonsdale uma mineralogista inglesa a Lonsdaleita é um mineral raríssimo.
  Composta exclusivamente de carbono a Lonsdaleita não é um diamante, ao contrário do que muitos falam. É uma variedade de carbono que cristaliza no sistema hexagonal a hexagonal-bi-piramidal: o diamante é cúbico. A sua dureza, quando pura, excede a do diamante em 58% na sua face 100. Ou seja, este mineral tem uma dureza 11 na escala de Mohs...

A Lonsdaleita  foi vista pela primeira vez em 1967 no meteorito de Canyon Diablo. Desde então esse mineral vem sendo descrito, sempre, associado a impactos de meteoritos como Popigai e na superfície K/T. A Lonsdaleita  parece derivar do impacto de meteoritos sobre rochas portadoras de grafita como os grafita gnaisses de Popigai.  
  No entanto a lonsdaleita foi encontrada no sítio de Tunguska o que causa uma interessante reflexão. Muitos estudiosos acreditam que  o meteoro de Tunguska nunca atingiu o solo, desintegrando-se no ar e causando uma devastadora onda de choque. 

Como explicar a Lonsdaleita presente nos solos de Tunguska? 
tunguska
A onda de choque de Tunguska devastou milhares de quilômetros quadrados em uma explosão com potência acima de 5 quilotons

Seria ela um mineral constituinte do meteoro de Tunguska? Ou Tunguska atingiu o solo formando lonsdaleita no impacto e os Russos nunca descobriram o ponto do impacto? 


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

 
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


geologia geogem vocesabia    5535

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Controvérsia: a cratera de Popigai tem a maior reserva de diamantes do  mundo? 22/3


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi