O Portal do Geólogo
CUIDADO!!! A GEOLOGIA É ALTAMENTE CONTAGIOSA E PODE SER INCURÁVEL
voltar ao Portal do Geólogo

 

A estratégia da Vale: concorrência desleal, dumping ou simplesmente burrice?

 

 por Pedro Jacobi

 

A Guerra do Minério de ferro foi uma estratégia inteligente?

 

A guerra do minério de ferro entre as três grandes mineradoras do mundo está sendo responsável por efeitos colaterais monstruosos.

O primeiro e mais visível efeito foi acelerar a queda dos preços do minério de ferro. 

Até aí tudo bem... talvez pensassem os burocratas destas empresas. Afinal, eles estavam entrando em uma guerra de preços e de produção que iria simplesmente arrasar com a concorrência deixando o mercado mundial nas mãos deles: os membros do triunvirato.

No entanto nenhum dos protagonistas, Vale, BHP ou Rio, conseguiu prever que os preços iriam cair aos níveis de hoje, abaixo de US$56/t podendo afundar muito mais ainda. O que vemos é um efeito dominó que ameaça intensificar, mais ainda, um cenário altamente destrutivo que afeta a todos os mineradores de minério de ferro do mundo. 

Os prejuízos diretos atingem de forma avassaladora as economias dos países produtores, o caixa das empresas mineradoras, as contratadas, os funcionários e a sociedade como um todo.

A prepotência dessas mineradoras e o mau planejamento estão, também, destruindo o valor e a imagem das mesmas. Décadas de trabalho foram obliteradas em pouquíssimo tempo. 

Comparação mineradoras

O gráfico mostra a comparação das três gigantes contra o S&P 500 que no ano subiu mais de 13%.

Já as mineradoras foram penalizadas pela estratégia errada e pela queda dos preços do minério de ferro que elas próprias causaram.

No período de apenas 1 ano a Vale teve uma queda de mais de 50%.

A mineradora experimentou do próprio veneno e os seus acionistas e funcionários ainda estão colhendo os frutos desta aposta pouco inteligente.

O Brasil e a Austrália, que juntos produzem em torno de 1 bilhão de toneladas de minério de ferro, estão deixando de arrecadar mais de 27 bilhões de dólares em vendas. Isso se reflete na sociedade como um todo, propagando os efeitos negativos causados pelas três empresas até o cidadão mais simples que, como sempre, não tem como se proteger.

Muito já se falou sobre a quebradeira geral e suas consequências. Poucos conseguiram ver que em uma guerra todos perdem. Nem as mineradoras do triunvirato, que pareciam singrar incólumes em um mar devastado, conseguirão sair desta sem prejuízos imensos.

Em pouco tempo elas terão a desaprovação e o ódio de quase todos.

A consequência de uma estratégia errada que não considera os motivos fundamentais que devem nortear qualquer mineradora: o benefício do Homem.

Veja a seguir quais os possíveis desdobramentos desta guerra e o que o futuro pode nos reservar...

 

9802 < Home 2 3  >

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003


Veja também

Minério de ferro: o preço da ganância


Minério de ferro: preços continuam caindo ameaçando a quarta maior do mundo


Vale mais uma vez depreciada continua em queda


Vale cai e perde a posição de terceira maior do mundo 




O Portal do Geólogo

Dê uma calcita ótica, uma gema do Portal do GeólogoOportunidade ímpar: compre essa espetacular calcita ótica do Portal do Geólogo
 
9802 |    || O Portal do Geólogo |  Editor: Pedro Jacobi