O Portal do Geólogo
CUIDADO!!! A GEOLOGIA É ALTAMENTE CONTAGIOSA E PODE SER INCURÁVEL
voltar ao Portal do Geólogo

 

Minerodutos ou agricultura irrigada: quem gasta mais água? continuação...

 por Pedro Jacobi

 

Afinal qual o volume de água necessária para transportar esses 106,5 milhões de toneladas de minério de ferro nos minerodutos mineiros?

 

Esta é a pergunta que a maioria das pessoas e políticos estão fazendo.

O que se vê na internet são os números mais horripilantes e contraditórios que só fazem assustar a quem lê.

O número abaixo, de 6.200 metros cúbicos por hora, usado em um site de campanha contra o uso da água é um desses números errados, que afirmam que será usado para transportar 25 milhões de toneladas ao ano.

Como veremos a seguir esses números são exagerados ou por ignorância ou com um propósito.

dados errados de consumo de água

 Temos que ter alguns cuidados para entender a quantidade de água necessária para transportar essas 106,5 milhões de toneladas.

A matemática da água em um mineroduto:

O cálculo da água necessária é bastante simples. Em geral a quantidade de água depende do tipo de minério e sua granulometria, mas isso pode ser sumarizado: a polpa tem aproximadamente 65% de sólidos (minério de ferro) e 35% de água.

Para quem gosta de cálculo:

Se os sólidos correspondem a 65% da polpa, para transportar 1 metro cúbico de minério de ferro seco serão necessários 1,54 m3 de polpa já que o minério é 65% desta polpa.

Portanto 35% de 1,54m3 é 0,538m3 que é o volume de água usado por cada metro cúbico de minério. Como cada m3 de minério pesa em torno de 4,4 toneladas é só dividir os 538 litros por 4,4 e teremos 122 litros de água.

Ou seja: para cada tonelada de minério transportada é necessário, aproximadamente, 122 litros de água em uma polpa dentro de um mineroduto.

agua por tonelada

Portanto, para transportar 25 milhões de toneladas por ano é necessário 348 m3 por hora não os 6.200m3/hora que a mídia desinformada propaga.

Quando todos os minerodutos de Minas Gerais estiverem transportando os 106,5 milhões de toneladas por ano serão necessários 13 trilhões de litros de água em um ano ou 1.483m3 por hora. Número ainda muito longe dos assustadores 6.200m3 por hora...

Não deixa de ser uma enormidade, que se dividida por 365 dará 35,7 milhões de litros por dia, o suficiente para o consumo (200 litros por habitante) de 178.537 pessoas.

O consumo de água dos habitantes de uma cidade de porte médio.

Será esse consumo assim tão assustador, considerando a riqueza, os empregos e os impostos que serão gerados?

Veja a seguir, e se surprenda, sobre o significado desse volume de água quando comparado com um projeto de agricultura irrigada?

 

 

< Home 2 3 4   >

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003


A água e os minerodutos

O que é um mineroduto?

Quanta água é necessário para transportar 106,5 milhões de toneladas?

Como comparar um mineroduto com um projeto de agricultura?




Dê uma calcita ótica, uma gema do Portal do GeólogoOportunidade ímpar: compre essa espetacular calcita ótica do Portal do Geólogo
 
168163 |    || O Portal do Geólogo |  Editor: Pedro Jacobi