O Portal do Geólogo
CUIDADO!!! A GEOLOGIA É ALTAMENTE CONTAGIOSA E PODE SER INCURÁVEL
voltar ao Portal do Geólogo

A Geologia e o maior desastre dos Estados Unidos

 

Se existe um nome que inspira temor em quase todo o mundo é San Andreas Fault ou Falha de Santo André.

Trata-se de uma imensa falha transcorrente, ativa por mais de 5 milhões de anos, com mais de 1.300km de comprimento que corta a costa da Califórnia no sentido NW-SE. A falha de S. André é o limite tectônico entre a placa do Pacífico a oeste e a Placa Norte Americana a leste. Falhas transcorrentes ou strike slip faults como a de S. André se caracterizam por movimentos horizontais.

 Falha de Santo André

Ela foi descrita em 1895 pelo professor de geologia Andrew Lawson, que descobriu a parte norte do falhamento.

Em 1906 a cidade de S. Francisco foi devastada pelo terremoto mais mortal de sua história, causado pelo movimento brusco da Falha de Santo André.

Eram 5 horas e doze minutos da manhã do dia 18 de abril de 1906, quando a cidade foi atingida por um terremoto de intensidade 7,8 na Escala Richter. Era o início de um dos maiores desastres da história dos Estados Unidos. Mais de 3.000 pessoas perderam a vida no terremoto e no fogo que tomou conta de 80% da cidade e durou vários dias antes de ser controlado. O desastre deixou 300.000 pessoas sem teto o que equivalia a 73% da população de S. Francisco da época.

O terremoto de San Francisco foi o primeiro a ser propriamente documentado, gerando fotografias históricas, espetaculares que podem ser vistas a seguir.

 

 

 

 

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

 
Dê uma calcita ótica, uma gema do Portal do Geólogo
Oportunidade ímpar: compre essa espetacular calcita ótica do Portal do Geólogo
 
13147 |    || O Portal do Geólogo |  Editor: Pedro Jacobi