SUPER-GLOSSÁRIO DO PORTAL DO GEÓLOGO

(Português-Inglês)
GEOLOGIA, SEDIMENTOLOGIA,  GEMOLOGIA, GIS, MINERALOGIA, PEDOLOGIA, DEPÓSITOS MINERAIS

Digite a palavra (Português ou Inglês ) que você quer conhecer melhor na caixa amarela abaixo e clique no botão buscar  ao lado.
Dicas: para melhor resultado digite somente uma parte da palavra (p.ex anfib ao invés de anfibólios).  Cuidado com a acentuação aqui ela vale.

 Encontre aqui o significado e as definições dos termos técnicos usados na Geologia e nas Ciências da Terra
Veja, abaixo o resultado da pesquisa:  | Home |


só palavra com mais de 2 letras

1) bússola de geólogo: Aparelho de uso corriqueiro do geólogo de campo que reúne dois sistemas de medidas angulares, um no plano horizontal, a agulha magnética, e outro no plano vertical, o clinômetro, objetivando estabelecer a disposição espacial de planos ou linhas definidos em feições geológicas além de ser ferramenta de localização em campo e de trabalhos topográficos expeditos. Através de uma agulha imantada que se alinha segundo o fluxo do campo magnético terrestre e girando livremente no plano horizontal, a bússola permite estabelecer a orientação de uma dada direção com relação ao Norte magnético a direção pode ser de uma atitude de camada, de falha, de xistosidade, etc.. permite tambem estabelecer um rumo de caminhamento no campo, por exemplo. Através do clinômetro que mede os ângulos de inlinação a bússola permite definir os mergulhos de camadas e outros planos ou linhas de feições geológicas, bem como a inclinação do terreno, da drenagem, etc.. Normalmente o limbo em que se mede o ângulo do N magnético tem os quadrantes W e E invertidos e pode ser girado para compensar com a declinação magnética para obter se medidas da direção ou do rumo diretamente com relação ao N verdadeiro.
2) clinômetro: Aparelho usado para medir o ângulo entre um planos inclinado e o plano horizontal ou entre uma linha inclinada e o plano horizontal. Para tanto usa um sistema de pêndulo vertical e/ou de bolha de nivelamento horizontal como referencial e uma escala graduada que mede o ângulo do plano ou linha em graus ou em porcentagem de desnível. A bússola de geólogo incorpora um clinômetro que permite medir de forma expedita gradientes topográficos, mergulhos de camadas, de planos de falhas, a inclinação de lineações geológicas como linhas de charneira, lineações mineralógicas, etc..
3) Glossário do Portal do Geólogo: Agora o Portal do Geólogo lhe dá a oportunidade de pesquisar em um vasto banco de dados que contém verbetes de geologia, mineralogia, sedimentologia, gemologia, solos e outras áreas das Ciências da Terra. Aqui você verá o significado daquelas palavras técnicas que lhe intrigam. Este glossário está, sendo continuamente atualizado e ampliado contendo definições em Português e Inglês. Basta digitar a palavra na caixa amarela acima e clicar no botão buscar. Use e divirta-se !
4) zona de aeração: Zona situada acima do nível hidrostático, no qual os interstícios das rochas são alternadamente ocupados por ar e por água vadosa. A zona de aeração é de interesse para o geólogo, por corresponder à zona em que ocorrem as ações principais de intemperismo.
Aqui você pode fazer pesquisa no nosso banco de dados dos principais depósitos minerais do mundo. DICA: a maioria dos artigos técnicos estarão em Inglês. A palavra pode estar abreviada. Experimente pesquisar com apenas uma palavra pois palavras longas ou compostas geram um número menor de resultados.
A sua pesquisa retornou 0 depósitos minerais com: geólogo clique no link para ver o artigo técnico.  |


pesquise tipos de depósitos minerais p.ex:  pesquisa com magnetita retorna depósitos com o mineral



Estes termos técnicos fazem parte de glossários editados por Victor Leinz
 & Leonardos, vários autores (Winge, M. et al) no site www.unb.br/ig/glossario, José Almeida Rebelo (1999), As Cartas Geológicas ao Serviço do Desenvolvimento, por Miguel de Magalhães Ramalho do Instituto Geológico e Mineiro, geologylink.com e pelo Portal do Geólogo - Se você quiser contribuir com verbetes
 clique aqui

| | |

by/

O Portal do Geólogo 15957

Home | Fale conosco |

15957