O Portal do Geólogo
Água, um Livro de Pedro Jacobi

A ÁGUA NO BRASIL


Somos um país riquíssimo e a água é um dos nossos maiores bens.

 
Muitos brasileiros não têm ideia do que significa ter água de qualidade, de fácil acesso, sem necessidade de tratamentos caros.
A maioria do nosso território, com exceção de algumas áreas no Nordeste, apresenta uma gigantesca disponibilidade imediata de recursos hídricos renováveis e baratos. E, mesmo no Nordeste, existem imensos aquíferos ainda intocados que, se adequadamente gerenciados, podem mitigar e até erradicar a carência hídrica da região.


O Brasil, segundo a FAO, tem mais do que o dobro de água renovável por ano do que a Rússia, o segundo país na listas dos mais “ricos”.


Você sabia que uma grande parte da nossa água tem muito a agradecer ao maior deserto do planeta: o Saara?


Os eternos movimentos da água e do ar são os principais responsáveis pela redistribuição da vida no planeta.

É através do ar que a finíssima poeira do deserto do Saara atravessa milhares de quilômetros sobre o Atlântico até chegar à costa do Brasil. Calcula-se que bem mais do que 30 milhões de toneladas desta poeira chega até a Bacia do Amazonas a cada ano.

 
Mas o que a poeira do Saara tem a ver com a água do Brasil?


É que, ao chegar aqui a poeira do Saara vai, não só fertilizar a floresta como também, formar o núcleo de pequenas gotas de água que irão construir as densas nuvens que invadem a Amazônia e o nosso continente.
Sobre a Amazônia essas nuvens serão reforçadas com milhões de metros cúbicos de água evaporada pela vegetação, formando uma imensa massa de água que não corre sobre a superfície : é o chamado Rio na Atmosfera. Uma interminável corrente de nuvens que contém mais água que o próprio Rio Amazonas.

Será essa água que irá se precipitar inicialmente ao longo da Zona de Convergência Intertropical passando do Norte para o Centro-Oeste e Sudeste criando um processo mágico de redistribuição da água do Atlântico Sul para o Brasil.


Estas chuvas irão alimentar os rios, que por sua vez irão erodir a terra, que será então transportada de volta para o mar onde pequenos seres vivos, as diatomáceas, irão fabricar todo o oxigênio que precisamos.

 

Quer saber mais sobre a água e sua distribuição no Planeta? Sobre os imensos aquíferos brasileiros? Sobre as estatísticas de consumo dos brasileiros e do resto do mundo? Sobre as implicações geopolíticas da distribuição deste precioso bem? Sobre os recursos hídricos mundiais? Sobre as guerras pela água?

Clique aqui!

 






O Portal do Geólogo

10565----592489