O Portal do Geólogo
21/11/2019 08:40:52

qualidadeaustraliana



Publicado em: 11/5/2015 15:19:00

Continuação...



Minério Australiano

No gráfico acima percebe-se que os minérios australianos tipo Brockman e Brockman Premium já estão com os dias contados.

Brockman Premium e Brockman são minérios hematíticos, a maioria martíticos de alto teor que foram enriquecidos supergênicamente. Eles ocorrem em profundidades de 400m e tornaram as Minas de Tom Price (900Mt @64% Fe) e Mt Whaleback (3,5Bt@62% Fe) em referências mundiais.

Graças a mineração australiana desenfreada, onde o minério de ferro foi vendido sem nenhum valor agregado, essas minas estão em franca exaustão.

Sem o Brockman Premium a Austrália perderá a sua competitividade.

Os demais minérios hematíticos da Austrália não tem a qualidade do Brockman Premium e ocorrem em vários contextos geológicos. Esses tem teores médios de 57,4% Fe, 0,10% P, 7% SiO2, 2,4% Al2O3 e 4% de água. Minérios dessa qualidade não podem competir com os de Carajás e, consequentemente, são misturados ao Brockman Premium para ter maior penetração no mercado mundial.

Já os chamados Marra Mamba e Channel Deposits são uma mistura de hematita e goethita que também irão estar exauridos em menos de quarenta anos.

O que vai manter a Austrália na mineração do ferro, após a exaustão de suas reservas principais, são os BIF magnetíticos de Balmoral, Cape Lambert e Karara.

Essas jazidas são gigantescas e estenderão a vida das minas de minério de ferro da Austrália por, pelo menos, mais 60 anos.

Mas, como sabemos, esses BIFs terão que sofrer um bom processo de beneficiamento, o que implica em custos operacionais mais elevados, até atingir as especificações de mercado.

Portanto os minérios de altíssimo teor como os de S11D com 67% de ferro, serão a arma da Vale que irá aposentar, no futuro, muitas minas de mais baixo teor na Austrália, obrigando às grandes mineradoras a buscar na África minérios de alta qualidade como os de Simandou.




Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


geologia minex ferrosos vocesabia    2252
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi