O Portal do Geólogo
19/11/2019 02:41:07

Novo Código de Mineração: se tudo correr muito bem somente no segundo semestre de 2015



Publicado em: 1/1/2015 18:36:00

E o velho “novo” código de mineração?

Depois de 5 anos de espera o projeto está finalmente engavetado. Não conseguiu o suporte dos mineradores, das ONGs, do Congresso...de ninguém. A não ser dos poucos que o redigiram, a portas fechadas, achando que seria fácil aprovar aquele que se tornou no pior projeto de lei da história da mineração.

Assim o MRM claudicou, por anos, engessando a mineração, a pesquisa e os investimentos. Hoje o Brasil já não vê mais os investimentos e as junior companies, as empresas que mais investem em pesquisa no mundo.

Sumiram.

Graças à incompetência e inabilidade de um grupo que só consegue ver até o seu próprio umbigo.

Se você é dos crédulos que acredita que esse Código de Mineração, apelidado de Frankenstein por muitos, ainda vai ser aprovado é bom mudar rapidamente de ideia.

Não existe mais vontade política e com a chegada dos novos deputados, senadores e ministros, que provavelmente nunca ouviram falar do “tal do código”, este pedaço de papel que, tanto mal fez, vai cair no esquecimento e, então poderá ser utilizado para um bom propósito em uma das muitas latrinas do Planalto.

Mas fique alerta, pois um novo “novo código” vai começar a ser redigido sobre o cadáver do antigo.

Todo aquele processo de discussões e escaramuças que já conhecemos vai voltar a ocorrer de novo. Veremos carreatas de ONGs, comunidades e mineradores chegando, mais uma vez em Brasília para pleitear mudanças.

O próprio Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, já avisou hoje, que o Governo Federal vai propor mudanças. Espero que essas mudanças considerem tudo aquilo que a maioria já apontou, como o direito de prioridade e assim por diante...

E, se tudo correr bem, aliás muito bem, poderemos ver esse novo “Novo Código de Mineração” aprovado antes do final de 2015 . Haja credulidade!

Resta saber se o Ministro Braga é mais receptivo e ágil do que o seu antecessor. Aí talvez as coisas possam acontecer e, então, viraremos a página negra que ainda nos assombra.

Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


editoriais geologia polemicos vocesabia    2579
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Agora que decapitaram o Cunha será que vão aprovar o malfadado código mineral? 5/5

“Não vou aproveitar absolutamente nada” disse o Dep. Laudívio Carvalho quando falava do parecer de Leonardo Quintão sobre o “novo” Código de Mineração 30/3

Assim não dá... 22/3

O marco da enrolação 31/8

Código de Mineração: flashes de um desastre em andamento 9/7

Código da Mineração vai ser “fatiado” 17/6

Código de Mineração não é aprovado, mas dá emprego aos políticos 13/5

Regime de partilha: o fim está próximo 5/5

Código de Mineração: mais uma Comissão! Existe espaço para otimismo? 25/2

Juniorrecupera 18/2

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi