O Portal do Geólogo
13/11/2019 23:00:50

LavraSubmarina



Publicado em: 12/2/2015 17:56:00

Uma solução ao alcance de todos...

Aos poucos os mineradores tem que entender que a lavra de minerais deve respeitar o meio ambiente onde quer que essa lavra ocorra. É comum vermos mineradores privados e até estatais fazendo as maiores barbaridades contra o ambiente, seguindo a velha norma de reduzir custos fazendo aquilo que já foi feito no passado e deu certo.

Um erro que penalize a todos os mineradores sérios que investem em técnicas pouco impactantes e na reabilitação futura do impacto causado.

No caso da lavra submarina, no nosso entender só existe uma solução viável: a lavra piloto.

Se a Autoridade de Proteção Ambiental permitir uma lavra piloto de pequeno volume que tenha um processo igual aquele proposta pela mineradora será possível mensurar os impactos ambientais e a poluição causada pela operação. Da mesma forma a mineradora poderá dar mais um importante passo no estudo de viabilidade econômica.

Não adianta criar belos relatórios e power points com promessas vazias se não for possível inspecionar, na natureza, uma lavra submarina em funcionamento.

É óbvio que esse passo intermediário vai ser contestado pelos mineradores que alegarão custos e até falta de equipamentos de menor porte. Mas é assim que o impasse poderá ser sanado. Se quiserem lavrar o fundo do mar é fundamental encontrar um método que não só não polua como possa ser avaliado antes que a lavra final ocorra.

É a hora da lavra em escala piloto!

Quem der o primeiro passo vai se beneficiar com os bilhões de dólares passiveis de colheita no fundo oceânico.

Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


agua geologia polemicos geoambiente    361
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Mais um gigantesco depósito de ouro descoberto na China 24/11

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi