O Portal do Geólogo
12/11/2019 06:05:24

Existe absolvição para um povo que destrói a natureza?



Publicado em: 23/6/2015 14:30:00

A morte do Tietê é um dos desastres ambientais mais assustadores do Brasil.

A catástrofe assusta pela gigantesca rede de implicações que estão por trás da poluição que mata o Tietê.

Como imaginar que a população do maior e mais rico estado do país, uma potência econômica, possa sequer permitir que um dos seus rios mais importantes passe a ser o esgoto a céu aberto do Brasil?

Com certeza a educação e o civismo de todos foram, também, parar nesta cloaca magna que é o Rio Tietê, um manancial de águas mortas, sem oxigênio, poluídas ao extremo, sem vida: um verdadeiro rio do inferno.

Por décadas o assunto é debatido e por décadas os políticos se locupletaram nas promessas e nas poucas verbas que foram geradas, mas que absolutamente nada resolveram.

Como pode, um cidadão de S. Paulo, não se sentir enojado e envergonhado ao ver o Tietê coberto de espuma asfixiante e deletéria, levando ao mar nada mais do que a poluição, dele e de outros milhões de pessoas e indústrias?

Como um político eleito pelo povo de S. Paulo, que tanto prometeu e nunca cumpriu, pode embolsar o seu salário de marajá enquanto a população se afoga na poluição? Será que ele um dia vai conseguir se olhar no espelho sem sentir vontade de vomitar?

A morte do Tietê é apenas um entre os inúmeros desastres ambientais que nós brasileiros desavergonhadamente convivemos sem nada fazer e sem nada exigir. Quando não somos os culpados diretos somos coniventes e cúmplices. Nos esquecemos que ao eleger esta camarilha de políticos de terceira categoria, corruptos, que pouco fazem, somos os verdadeiros responsáveis por todas as administrações falidas cujos amargos e poluídos frutos estamos colhendo.

Somos Brasil e temos que conviver com isso.




Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


agua editoriais polemicos geoambiente    29
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Energia: gás natural uma opção interessante 2/1

Samarco: a hora das responsabilidades 14/1

A qualidade do ar da China vai afetar a mineração em 2016 11/1

O Carvão asfixia a China 7/12

A lama da Samarco e o futuro do Rio Doce 26/11

Brasil: a hipocrisia e o descaso pelo meio ambiente 24/11

Energia eólica: chineses atingem 120 gigawatts em 2015 20/10

China: extração de metano do carvão continua viável 16/9

A Amazônia será deles... 30/8

Surpresa!! A emissão de CO2 na China foi superestimada. Cálculos do aquecimento global deverão ser revistos 26/8

China: mais de 12.000 plantas e fábricas a carvão irão parar para melhorar o ar durante as celebrações da vitória sobre os japoneses 20/8

Desastre ambiental: mina de ouro abandonada contamina mais de 120km do Rio Animas 12/8

Folhelhos a salvação energética 29/6

Minério de ferro: dinheiro chinês desequilibra. Australianos agora terão que rever estratégias. 21/5

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi