O Portal do Geólogo
18/11/2019 22:00:11

Energia eólica: chineses atingem 120 gigawatts em 2015



Publicado em: 20/10/2015 12:50:00

Quando muitos analistas tentam desmerecer o crescimento da China que foi “somente” de 6,9% nos primeiros trimestres de 2015 eles, obviamente, não percebem o significado deste crescimento em uma economia de quase oito trilhões de dólares.

Na China quase tudo é maiúsculo. Um bom exemplo é que se refere ao esforço dos chineses para mudar a matriz energética, reduzindo o uso do carvão.

Esta estratégia está pagando dividendos.

O país embarcou em uma verdadeira revolução energética onde quem ganha são os consumidores que se beneficiam de custos baixos e menor poluição. Para coroar esses macro investimentos em 2015 a China está atingindo, somente na energia eólica, uma capacidade gigantesca, de 120gigawatts.

É um número estupidificante, quase igual a toda a produção instalada de energia elétrica do Brasil, que é de 138 gigawatts.

Para efeito comparativo a capacidade instalada das usinas eólicas brasileiras, que duplicou em relação a 2014, é de 6.645MW. Ou seja, a produção brasileira de energia eólica ainda é 18.000 vezes menor do que a chinesa... O Brasil pretende adicionar 5.000 MW a este total até o ano de 2017.

Temos muito que evoluir neste quesito. Se quisermos realmente adicionar valor a matriz energética brasileira teremos que investir significativamente no setor, pois ainda estamos no jardim da infância quando o assunto é energia eólica...

Já os chineses planejam ampliar a produção de energia renovável em 18 Gigawatts até 2020, otimizando e reduzindo custos que, mais tarde irão repercutir positivamente na economia global.

Veja mais


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


editoriais energia polemicos geoestatais    4370
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Quais os metais que irão mudar o futuro da humanidade? 23/3

China: energia eólica excedente será convertida em calor 10/8

Folhelhos a salvação energética 29/6

Energia eólica: somente o Texas produziu em 2014 mais do que todo o consumo de eletricidade do Centro-Oeste brasileiro 23/2

Energia eólica: Chineses batem recordes em busca de energia limpa 20/1

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi