O Portal do Geólogo
17/11/2019 20:44:28

Cunha e o Código de Mineração



Publicado em: 16/11/2015 12:52:00

O mundo mineral brasileiro já cansou de tanto esperar pelo abominável “novo” Código de Mineração. A mineração e a pesquisa mineral brasileira nunca estiveram tão esquecidas por um governo. Por anos o código tramita e NUNCA é votado penalizando a sociedade, os municípios e o País.

Quando todos imaginavam que a votação iria ocorrer e que a versão de Leonardo Quintão já estava enxuta e aprovada pela maioria, ficamos sabendo, com profundo aborrecimento, que existe mais um entrave à aprovação do código: o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Cunha, ainda no ano passado, resolveu criar mais uma comissão.

Como sabemos já existiram dúzias de comissões e de reuniões que levaram ao texto final de Quintão. Por que mais uma comissão?

Alguns acreditam que se trata de mais uma forma de se locupletar, de extrair dinheiro dos mineradores interessados e de exercer poder dentro da Câmara.

Sendo essas hipóteses verdadeiras ou falsas o fato é que o notório Cunha, já nos seus estertores, conseguiu paralisar a mineração brasileira mais uma vez. Da mesma forma como ele atrasa o País com sua estratégia egoísta.

O desrespeito com o setor e com a sociedade brasileira é a marca registrada desses políticos e deste governo.

Segundo Quintão “ não há mais nada a debater”, mas Cunha se manteve irredutível.

Infelizmente o rompimento das barragens da Samarco veio, indiretamente, fortalecer a posição do já infame Presidente da Câmara.

Era tudo o que Cunha e seus pares queriam: uma nova brecha para rever o hiper-remendado Código de Mineração.

A desgraça de uns em Mariana é a alegria dos deputados que irão se beneficiar de mais uma lucrativa comissão especial.

E a sociedade brasileira? Para os excelentíssimos políticos que a representam...o povo pode continuar esperando. Afinal, esses “ senhores” não conseguem olhar além do próprio bolso.




Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


editoriais geologia minex polemicos    5089
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Mineração & Brasil: o país do futuro? 29/9

Agora que decapitaram o Cunha será que vão aprovar o malfadado código mineral? 5/5

Delação mostra ex-ministro de Minas e Energia como captador de propina do PMDB 7/4

“Não vou aproveitar absolutamente nada” disse o Dep. Laudívio Carvalho quando falava do parecer de Leonardo Quintão sobre o “novo” Código de Mineração 30/3

Assim não dá... 22/3

CFEM em debate: aumento do imposto pode matar a mineração em período de crise 3/1

Mineração faz de Canaã dos Carajás a cidade que mais contratou no Brasil em 2015 25/1

O efeito Samarco: Minas Gerais em crise 17/1

Edison Lobão, que um dia chamou os empresários da mineração de “aventureiros e especuladores”, a um passo da prisão 15/12

O desastre da Samarco: mentiras, verdades e consequências 17/11

Presidenta Dilma, existe vida além dos impostos... A Mineração pode, se apoiada pelo seu governo, gerar grande parte da receita que o Brasil tanto precisa 22/9

Governo vai aceitar as medidas salvadoras de Renan Calheiros: Marco Regulatório da Mineração está entre elas 12/8

Código de Mineração: flashes de um desastre em andamento 9/7

Estelionato?: todo o ouro produzido na Venezuela deverá ser vendido ao Banco Central a preço 80 vezes menor do que a cotação internacional 6/7

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi