O Portal do Geólogo
13/11/2019 23:11:46

Codelco pode diversificar e lavrar o lítio chileno



Publicado em: 2/2/2015 15:18:00

Segundo o CEO da estatal chilena Codelco, Nelson Pizarro a empresa pode vir a entrar na produção e comercialização do metal estratégico lítio.

O Chile, aos poucos, vem se tornando em um dos grandes produtores de lítio. Junto com a Bolívia e a Argentina o Chile tem 75% das reservas mundiais de um metal fundamental na construção de baterias recarregáveis.

O maior jazimento de sal do Chile é o Salar Atacama (foto). Circundado por vulcões andinos, o Salar Atacama tem uma área gigantesca de 3.000 quilômetros quadrados, sendo maior do que o Uyuni da Bolívia, onde se encontram os maiores jazimentos de lítio do planeta.

O carbonato de lítio produzido no Salar Atacama é considerado um dos mais puros do mundo e corresponde a 30% de todo o suprimento do planeta.

Não é a toa que a Codelco esteja planejando uma mudança radical entrando na produção de lítio o que deverá reforçar ainda mais a economia do Chile e, talvez, criar um verdadeiro cartel Sul-Americano do lítio.

Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


geologia minex industriais vocesabia    355
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Mineração: em quem apostar as fichas? 22/6

Em busca da grafita 20/6

Quais os metais que irão mudar o futuro da humanidade? 23/3

Chineses vão implantar grande planta de sais de potássio na Bolívia 3/8

Argentina quer fazer a estatal do lítio 13/7

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi