O Portal do Geólogo
21/11/2019 08:48:30

Centaurus, mais uma vítima da Guerra do Minério de Ferro



Publicado em: 17/3/2015 17:04:00

A junior company australiana, Centaurus Metals, que tem projetos de minério de ferro no Brasil, é a mais nova vítima da crise que afeta o setor e que derrubou os preços do minério de ferro.

Os projetos da Centaurus não estão sendo considerados suficientemente apetitosos pelo mercado que se recusa a financiá-los.

Consequentemente a Centaurus apostou todas as fichas em um micro jazimento de minério de ferro denominado Candonga.

Candonga, situado em Minas Gerais, tem 9,4 milhões de toneladas JORC com 43% de ferro e 1Mt de minério de ferro com 64% tipo lump.

Após colocar o seu maior projeto, Jambreiro, na geladeira, o objetivo de curto prazo da empresa é poder lavrar, com baixíssimo custo operacional, o minério de alto teor de Candonga que seria vendido como DSO (direct shipping ore).

A jogada é interessante, mas o projeto é minúsculo e de pequeno impacto econômico.

O resultado desse desinteresse é que a junior está tendo imensas dificuldades em conseguir financiamentos para poder lavrar 300.000t que seriam operadas dentro de uma guia de utilização.

A GU deverá entrar em vigor ainda no início de 2015, mas como o investimento de $3,6 milhões não foi efetivado, ela poderá ser desperdiçada.

Descapitalizada a empresa luta para sobreviver e os seus diretores cortarão os ganhos em 2/3 a partir de abril.

As ações despencaram 96% nos últimos 15 meses demonstrando que o mercado já não mais acredita na administração da empresa e nas suas chances de sobrevivência.

Somente hoje as ações caíram mais de 15%.

Será que a Centaurus Metals é mais uma vítima fatal da Guerra do Minério de Ferro?




Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


mercados ferrosos minex vocesabia    2913
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Com poucas opções junior Centaurus vende Candonga 8/7

Centaurus pede paralisação temporária na bolsa de Sidney 7/7

Centaurus demite e paralisa projetos brasileiros: busca diversificar 22/4

Centaurus pede paralisação temporária na bolsa de Sidney 31/3

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi