O Portal do Geólogo
13/11/2019 04:50:45

Código de Mineração não é aprovado, mas dá emprego aos políticos



Publicado em: 13/5/2015 20:52:00

Depois de anos sem aprovação o Código de Mineração continua no prelo...desde 2011.

O descaso com a Mineração e com a Pesquisa Mineral que é demonstrado pelo nosso Governo é cristalino.

Não há interesse em aprová-lo, pois se o interesse houvesse já teríamos um novo Código de Mineração desde 2013 quando foi oficialmente lançado.

O que causa indignação é que a não aprovação do código está desempregando milhares, atrasando o recolhimento de centenas de milhões de reais em impostos, paralisando a pesquisa mineral e, consequentemente, a descoberta de jazidas com valores que seguramente superam os bilhões.

Quem perde com isso?

Todos nós perdemos. A população, as empresas que tiveram que paralisar e demitir e até o Governo, que mesmo quebrado, sem fundos, não consegue ver o aumento de arrecadação que a aprovação trará.

Quem ganha com isso?

Esta é uma pergunta capciosa, mas tem fundamento.

Quem ganha são os políticos que por vários anos integram as comissões que deveriam ter aprovado o código.

Eles são pagos regiamente para fazer quase nada, pois se o fizessem o Código já faria parte da história.

Um deputado federal , por exemplo, irá somar o adicional pela “participação na comissão” aos seus R$1.792.164,24 que ganha anualmente.

Não é a toa que poucos querem acelerar as votações.

As promessas de votação são, na realidade, velhos estratagemas usados pelos “nobres” políticos para manter-nos, os interessados, na ilusão. A maioria simplesmente não tem nenhum interesse em largar uma fonte de renda tão conveniente.

São histórias que já cansamos de ouvir, como a que nos foi contada pelos públicos e notórios integrantes do painel (foto) em junho de 2013.

Talvez seja por isso que está sendo criada, hoje, mais uma subcomissão, no âmbito da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado.

“A Câmara está discutindo o marco regulatório do setor de mineração e a criação da subcomissão será uma forma de nos prepararmos para quando a matéria chegar ao Senado “— explicou Sérgio Petecão um dos senadores que é coautor do novo colegiado.

De promessa em promessa, comissão em comissão e de subcomissão em subcomissão o mundo mineral vê, com indignação e desânimo o Código Mineral ser empurrado com a barriga.

Enquanto isso a última notícia da Câmara é a promessa de que o Código será aprovado em maio...

Difícil!

Ainda mais agora que o Código está sendo, mais uma vez, desfigurado pelos novos políticos que assumiram há pouco e nada sabem sobre o assunto.




Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


geologia minex polemicos vocesabia    3862
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Agora que decapitaram o Cunha será que vão aprovar o malfadado código mineral? 5/5

“Não vou aproveitar absolutamente nada” disse o Dep. Laudívio Carvalho quando falava do parecer de Leonardo Quintão sobre o “novo” Código de Mineração 30/3

Assim não dá... 22/3

O marco da enrolação 31/8

Código de Mineração: flashes de um desastre em andamento 9/7

Código da Mineração vai ser “fatiado” 17/6

Regime de partilha: o fim está próximo 5/5

Código de Mineração: mais uma Comissão! Existe espaço para otimismo? 25/2

Juniorrecupera 18/2

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi