O Portal do Geólogo
17/11/2019 20:37:21

AvoltadaDeBeers



Publicado em: 3/3/2015 17:01:00

...continuação

Nas décadas de 70, 80 e 90 a De Beers controlava, também, os segredos da exploração mineral e das técnicas de prospecção para diamantes primários.

Na realidade muito do que se sabe sobre minerais satélites e kimberlitos foi desenvolvido pela sul-africana nestas décadas de hegemonia.

Quando a empresa operou no Brasil, por exemplo, a maioria dos dados vitais eram processados nos laboratórios da África do Sul.

Os geólogos brasileiros, naquela época, eram apenas os coletores de informação que eram digeridas e interpretadas pelo staff sul-africano. Eram raros aqueles que foram galgados a cargos gerenciais mais elevados.

Na década de 90 pude constatar essa dicotomia em minhas visitas aos escritórios e laboratórios da De Beers em Johannesburg e, posteriormente nas minas da empresa.

Foi nesta época que a Rio Tinto, embalada pela descoberta do lamproito gigante de Argyle, resolveu competir de igual para igual na pesquisa mineral e na produção de diamantes.

Era o início do fim da ditadura do diamante e do cartel sul-africano.

Em breve o sucesso da Rio Tinto atraiu outros grupos mineradores que também se aventuraram na carreira solo sem o guarda-chuva da De Beers.

Em uma década a “black box”, com os segredos da exploração e pesquisa mineral para kimberlitos, guardados a sete chaves pela De Beers, havia vazado e as junior companies estavam prospectando e descobrindo novas jazidas.

Nesta nova fase a De Beers perdeu o controle e a posição de maior produtora de diamantes que hoje pertence à russa Alrosa.

Foi uma época dura e a empresa perdeu o brilho e teve que vender várias minas, tentando desesperadamente, reverter os prejuízos e o desinteresse do mercado após a crise de 2008.

Mas nos últimos dois anos as coisas mudaram e uma nova De Beers está se reinventando.

Em 2014 a empresa teve um lucro de US$1,4 bilhões, 36% maior do que o de 2013.

A produção de diamantes aumentou e a mineradora está, atualmente, investindo três bilhões de dólares em três novos projetos que a sustentarão por mais de 30 anos.

São os maiores projetos de diamantes do mundo atual.

O maior dos projetos em andamento visa a lavra subterrânea do kimberlito Venetia, na África do Sul.

Com essa extensão Venetia irá produzir até o ano de 2040 mais de 94 milhões de quilates.

Venetia - mina de diamante

O projeto deverá empregar mais de 3.000 pessoas revolucionando a Província do Limpopo e impactando a economia da África do Sul.

Mesmo produzindo mais de 30 milhões de quilates ao ano a De Beers já vê o fim de sua produção se aproximando.

É por isso que ela está reiniciando um novo programa de exploração mineral onde serão investidos 50 milhões de dólares para tentar descobrir novas fontes primárias de diamantes.

Este programa irá usar as técnicas mais modernas de pesquisa mineral que poderão colocar a De Beers de volta no topo. Se isto ocorrer o círculo estará fechado.

Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


geologia geogem minex mercados    2667
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Exploração mineral: por que investir em zinco? 17/1

A corrupção no Ministério de Minas e Energia 11/1

Angola tem produção recorde de diamantes, mas este é apenas o começo 18/12

Lava Jato contra o diamante ilegal 8/12

Preço do diamante faz De Beers fechar mina 4/12

Polícia Federal deflagra operação contra o contrabando de pedras preciosas 26/11

Natal está chegando e vendas de diamantes azuis crescem 3/11

Crise atinge os diamantes 20/10

O ouro de Pontes e Lacerda: a verdade por trás do sonho 13/10

Apesar das dificuldades da lavra subterrânea Petra Diamonds mantém o lucro 18/9

Um kimberlito que não falha 14/9

Diamantes: De Beers vai investir pesado em marketing 26/8

Voisey´s Bay: Vale aprova mina subterrânea 10/8

Petra Diamonds em vias de se tornar a maior produtora de diamantes da África do Sul 28/7

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi