O Portal do Geólogo
12/11/2019 06:05:34

A terceirização na Mineração



Publicado em: 13/4/2015 16:48:00

Um dos assuntos polêmicos que está na pauta do dia é o do Projeto que trata da terceirização: o Projeto de Lei 4330/04.

O projeto é polêmico, pois permite a contratação de terceirizados em qualquer tipo de atividade, quer seja meio ou fim. A terceirização, antes do projeto, só era permitida na atividade meio.

No processo de terceirização são, geralmente, usadas empresas prestadoras de serviços o que facilita o processamento da contratante, baixando custos e reduzindo a burocracia.

A principal crítica é que o prestador de serviço não estará coberto pela CLT, que é desfavorável aos trabalhadores que trabalham mais e ganham menos. Isto nem sempre é verdade.

A terceirização ou outsorcing na mineração é um procedimento antigo e consolidado. Hoje toda a grande empresa de mineração procura terceirizar certas áreas buscando, através disso, uma fonte inesgotável de recursos humanos que são disponibilizados, pelas contratantes.

A terceirização na mineração avançou e hoje muitas minas já terceirizam, inclusive, a própria lavra, processamento, metalurgia, data mining, aquisição de dados (geofísica, geoquímica etc..) além das áreas mais comumente terceirizadas no passado como manutenção, alimentação, limpeza e refeitório.

Esse processo é visto com bons olhos pelos mineradores que podem focar naquelas atividades mais importantes que são fundamentais à sobrevivência da empresa em um mercado competitivo.

Hoje é possível montar e operar uma mina quase que 100% terceirizada.

Para muitos empresários os problemas trabalhistas e da quebra e falta de equipamentos é coisa do passado.

Na pesquisa mineral a terceirização de geólogos é uma realidade que tem mais de 20 anos.

Tudo começou, na década de 90 quando a maioria das empresas multinacionais da pesquisa mineral criou um artifício para “burlar” as leis trabalhistas da época reduzindo os custos de pesquisa.

O que acontecia é que cada geólogo fazia a sua própria empresa de consultoria que era, então, contratada para a prestação de serviços. Foi assim, há mais de 20 anos, que foi criada uma legião de geólogos consultores.

Quem ganhava e quem perdia nesta relação?

Veja a seguir...


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


geologia minex polemicos vocesabia    3966
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?



CLIQUE PARA CONTINUAR A LEITURA...             Terceirizar&compliance

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi