O Portal do Geólogo
17/6/2019 16:02:25

Surpresa! A geologia ativa de Plutão



Publicado em: 16/7/2015 14:46:00

As últimas imagens do planeta anão Plutão liberadas pela NASA são espetaculares.

A imagem ao lado, feita em close-up, mostra uma superfície irregular, repleta de altas montanhas de gelo e planícies quase sem marcas de impactos. As montanhas da imagem têm mais de 3.000 metros de altura e podem ser compostas por água, nitrogênio e metano congelados que parecem ser os principais componentes da crosta de Plutão.

Os geólogos se surpreenderam com a falta de impacto de meteoritos em algumas áreas, aparentemente planas o que deve sugerir que existem intensos processos geológicos, possivelmente relacionados a fontes de calor, ainda em atividade.

Plutão era tido como um planeta frio e estático, quase sem nenhuma atividade, mas o que se vê derruba essa hipótese e sugere um planeta vivo com grande atividade geológica.

Na imagem vê-se rochas de idades e texturas diferentes, cortadas por uma falha de rejeito direcional sinistrógira que atravessa a cadeia de montanhas e desaparece na planície.

Uma imagem que poderia vir da nossa Terra. 

Um planeta com potencial astrobiológico.

Possivelmente serão vistos, nos próximos meses atividades de geyseres e vulcões emitindo plumas e gelo na rara atmosfera.

No momento acredita-se que a água congelada é uma componente importante das feições topográficas mais importantes.

Qual serão os processos geológicos por trás da formação dessas montanhas?

Qual será a fonte termal escondida, o motor da geologia de Plutão? Radioatividade? Marés?

Será que o planeta ainda abriga um mar líquido embaixo da camada de gelo?

Os geólogos terão um período atribulado, à medida que as novas fotos e medições forem processadas. Segundo a NASA a totalidade dos dados acumulados pela New Horizons nesta aproximação irá demorar um ano e quatro meses para chegar à Terra.

A New Horizons, movida a plutônio, ainda tem 15 anos de vida pela frente e os cientistas não definiram quais serão os seus próximos objetivos.




Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


editoriais agua geologia vocesabia    4760
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!


Jacobi Consultoria
Minerador, quer negociar a sua área, ganhar dinheiro com a mineração, atrair sócios estrangeiros ou pesquisar os minérios em sua área? Por que esperar mais?

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Plutão em alta resolução 17/9

Corpos no cometa 67P? 9/9

Plutão: novas fotos, novas descobertas... 22/7

Foto histórica: nave New Horizons tira a primeira foto em proximidade de Plutão 14/7

Encontro com Plutão 3/6

New Horizon: descobridor do Planeta Plutão está chegando ao planeta após a sua morte 25/1

New Horizon:..continuação 25/1

O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi