O Portal do Geólogo
17/12/2017 17:43:16

A esperança não morre



Publicado em: 26/4/2015 18:19:00

A corrupção e o mau gerenciamento, que arrasou as finanças da maior empresa brasileira, estão causando, também, prejuízos seríssimos ao Brasil, ao desgovernado governo Dilma e à quase todas as instituições políticas do país.

O que nós vemos nada mais é do que a ponta de uma imensa pústula escabrosa que cresceu, ao longo de décadas, nos subterrâneos da vida política e da economia brasileira e que agora, por um acaso fortuito, está sendo lancetada por um, até então, ilustre desconhecido Juiz de Maringá.

  O juiz de Maringá

Sérgio Moro e sua Operação Lava a Jato estão lançando luz em recantos negros nunca antes investigados, dos subterrâneos sórdidos do poder.

 Neste ambiente deletério quase tudo que teve contato com o poder público, com os políticos e partidos políticos, está em adiantado estado de putrefação.

A Lava a Jato é a réstia de luz que trouxe para os olhos da mídia e do povo a verdadeira dimensão do crime institucionalizado que vem corrompendo o Brasil desde tempos imemoriais: a Cleptocracia Brasileira. Um estado controlado por ladrões, em quase todos os níveis.  Surpresos?

Com certeza não! A corrupção que Moro está desvendando já fazia parte da cultura brasileira e do conhecimento de todos nós. Nós não inventamos a palavra cleptocracia que é grega e tem milhares de anos...

A corrupção sempre esteve aqui:

Por décadas todo o cidadão deste país sempre soube uma verdade imutável, que repete incessantemente como um mantra, de uma forma até cínica: quase todo o político é desonesto.

Quase tudo que os políticos tocam é corrompido.

Eu coloco o “quase” pelo simples fato que, matematicamente, deve existir uma exceção a essa regra e, portanto, deve existir um político honesto.

Portanto, se você político honesto se sentiu ofendido saiba que essa frase não o inclui.

No entanto, saiba também, que essa é a verdade que rola na boca do povo, nas reuniões,  nos bate-papos, nas mídias sociais e foi cantada em verso e prosa nas intermináveis conversas de botequim nos últimos cinquenta anos.  

Triste povo brasileiro que é obrigado a aceitar essa verdade sem ter uma outra opção.

A corrupção não é do Lula e nem do FHC:

Quem é simplório e pensa que a corrupção foi inventada pelo PT de Lula e Dilma engana-se redondamente.

  O finado PT (possivelmente será extinto) é apenas o último de uma interminável lista que também mamou e se locupletou como pode ao longo do tempo.

Esses novos corruptos, fazendo jus aos tempos modernos, têm grandes méritos.

Eles souberam maximizar, depurar, inventar e redesenhar a estrutura da corrupção brasileira. Eles inventaram a reengenharia do ilícito, obtendo resultados mensurados em bilhões e não nos milhõezinhos que os outros corruptos, menos eficientes, de outros partidos haviam conseguido no passado.

Acredito que na cabeça do corrupto da época FHC ou Collor deve passar uma ponta de inveja quando ele fala dos bilhões da Lava a Jato...

Aqueles que, como eu, que viveram mais de meio século,  sabem que a corrupção é endêmica e vem passando pelos governos Dilma, Lula, FHC, Collor, Sarney e pelos governos militares assim como os de Jango, Jânio,  Juscelino e Getúlio...

A corrupção não se restringe aos políticos, às estatais, bancos, empreiteiras, grandes obras de engenharia e a quase todos os órgãos governamentais, mas se alastra como um câncer aos governos estaduais e municipais penetrando profundamente na estrutura econômica do país.

Não sou eu que digo. É só reler os jornais que veremos a mesma notícia, com quase todos os ingredientes de hoje, mas com uma data passada.  

Nos últimos séculos, quase tudo mudou no Brasil, menos a corrupção.

A corrupção é um câncer que só prospera quando não é diagnosticado...:

Sempre que um determinado setor público é auditado com transparência e isenção, o que se vê são os políticos, ratos de terno e gravata corroendo, se locupletando e, geralmente, comandando e corrompendo alguns funcionários públicos em posições-chave alguns níveis gerenciais abaixo.

Qualquer empresário que tem a sua empresa operando neste país sabe que, mais dia menos dia, ele será achacado por políticos ou por aqueles funcionários públicos corruptos que irão dificultar as aprovações, licenças ou qualquer outro procedimento burocrático que só ele, o funcionário corrupto, pode ou não acelerar. Se o empresário quer trabalhar para o Governo ele terá que se “adaptar” ao já implantado e rígido sistema da cleptocracia brasileira.

Essa é a cultura do é “dando que se recebe”, ou do “é preciso fazer rir para poder rir” cujas raízes penetram fundo nas instituições nacionais...

O que temos na Petrobras, infelizmente, não é um caso isolado como o governa tenta, desesperadamente, propagar.

O que não sabíamos, entretanto, era o tamanho da corrupção :

Creio, sem medo de errar, que até os próprios corruptos devem estar chocados com a dimensão real do rombo que a Cleptocracia Brasileira fez nas contas do Brasil.

 Esta corrupção endêmica e sem controle colocou o país de joelhos. Provavelmente nunca saberemos, mas, no momento o país está praticamente quebrado.

As nossas grandes empresas estão descapitalizadas e buscam, desesperadamente, financiamentos. Os governos, todos, estão rolando e não mais pagando suas dívidas.

Quem pode, como o Governo Federal, dá o calote.

O Governo fala de ajuste fiscal e de governança, histórias para dormir, pois, do outro lado  aumenta os impostos e a arrecadação e tudo o mais que pode trazer algum dinheiro para tapar os seus furos.

A consequência disso tudo é a inflação, o desemprego e a morte da indústria e da economia brasileira.

E a esperança? Será que ela ainda existe?:

E onde estão os salvadores da pátria? Onde está a esperança de um povo, aquela que nunca morre?

Hoje a esperança já não tem mais sigla partidária.

Alguns partidos que um dia foram o sonho de um povo, que tanto prometeram, nada mais são do que fachadas que acobertam gigantescos esquemas de lavagem de dinheiro e de  corrupção.

A ironia é que aqueles que acusam são os culpados dos mesmos crimes no passado. A diferença é a menor eficiência e menor impacto econômico. Talvez por isso muitos se achem protegidos e vociferam contra o PT, esquecendo-se que crime não é um conceito relativo. Ladrão é ladrão, não interessa se o roubo está quente pelos holofotes da Lava a Jato ou se foi feito no tempo do FHC, Sarney, Collor ou de quem quer que seja.

Mas, por incrível que pareça a esperança existe, mesmo neste cenário de terra arrasada que é o Brasil de hoje. Ela está viva dentro de lugares inesperados, mas que farão toda a diferença.

Ela vem dos juízes capitaneados por Sérgio Moro, que inabalavelmente, vem desmontando, peça a peça, esse dominó da corrupção.

Ela vem da Polícia Federal que passa a ser a grande protagonista da mudança que o Governo, omisso, não encampou.

Ela vem dos juízes de Brasília, daqueles que não se corromperam, que irão julgar de forma isenta a escória que Moro está colocando na cadeia.

Ela não vem, surpreendentemente, da OAB que ficou à margem da história, ou dos partidos políticos da oposição, que preferiram vender os seus votos: os mesmos partidos que não conseguiram galvanizar a população e  que já não mais enganam com os mesmos discursos rotos e ineficazes de sempre.

A esperança não vem só de poucos: ela vem, também, das dezenas de milhões de cidadãos que se mobilizaram contra a corrupção deslavada e que hoje rejeitam o governo em números históricos.  

A esperança não morre...




Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

  

 


editoriais geologia polemicos vocesabia    2343

Calcita ótica puríssima
Calcita Ótica - Espato de Islândia totalmente transparente, puríssima garantida pelo Portal do Geólogo

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Mineração: as melhores apostas de 2016 20/1

A ameaça de Pasadena: a vez e a hora de Dilma Roussef 20/11

Conselhos ao geólogo recém-formado 8/9

Não sobra ninguém 26/5

Pasadena revisitada: a hora de Dilma Roussef? 25/5

A corrupção e o empresário brasileiro. Valeu a pena? 24/5

Agora que decapitaram o Cunha será que vão aprovar o malfadado código mineral? 5/5

O efeito impeachment: Petrobras bate todos os recordes e sobe 131% em 81 dias 15/4

Mercados mundiais reagem à subida dos preços das commodities: mineradoras decolam 13/4

Delação mostra ex-ministro de Minas e Energia como captador de propina do PMDB 7/4

Você já fez a sua offshore hoje? 4/5

Assim não dá... 22/3

Petrobras é obrigada a dar baixa em campos de petróleo e tem o pior ano de sua história 22/3

Brasil não atrai investidores na área da exploração mineral, segundo a pesquisa Fraser 3/2


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : o início de uma mini era glacial ...
2 : Samarco desastre ou uma oportunidade econômica ...
3 : aguahisteria ...
4 : O que esperar do futuro próximo ...
5 : Geologia Salarios ...
6 : O ouro de Pontes e Lacerda ...
7 : SetorMineral1 ...
8 : deslizamentos ...
9 : mineroduto ...
10 : A ameaça da Vale faz tremer australianos ...
Calcita Extra Âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar
Calcita Ótica Puríssima
Espato de Islândia transparente, puríssimo

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi